domingo, 14 de janeiro de 2007

Documentário sobre Heróis do Mar estreia a 8 de Março


O documentário «Brava Dança», sobre a banda portuguesa Heróis do Mar, da autoria de José Francisco Pinheiro e Jorge Pereirinha Pires, terá estreia nacional a 8 de Março, anunciou hoje a produtora, Filmes do Tejo.


Depois da antestreia no DocLisboa em Outubro passado, «Brava Dança», que recorda o percurso da banda pop ao longo da década de 80, dando a conhecer uma época da música portuguesa que tem ainda «fresca» a memória da Revolução de 1974, estreará a 8 de Março em Lisboa e no Porto, disse à Lusa Maria João Taborda, da Filmes do Tejo.
Saídos das bandas Faíscas e Corpo Diplomático, os Heróis do Mar surgiram em 1981, com Pedro Ayres Magalhães, Rui Pregal da Cunha, Carlos Maria Trindade, Pedro Paulo Gonçalves e António José de Almeida.

Em Agosto de 1981, foi lançado o primeiro single, com os temas «Saudade» e «Brava Dança dos Heróis», e três meses depois actuaram no Rock Rendez- Vous, em Lisboa, apresentando uma estética inspirada no imaginário histórico português, a começar pelo próprio nome da banda, com origem no primeiro verso do hino nacional.

«Brava Dança» reúne entrevistas feitas aos cinco elementos dos Heróis do Mar e a dezenas de outras pessoas, entre designers de moda, fotógrafos e músicos, que deixam um testemunho sobre a época, marcada pelo início do «rock português», dos GNR, Rui Veloso e UHF.

O filme condensa material raro, inédito e de arquivo que esteve disperso durante anos, em que se incluem entrevistas, telediscos, fotografias, cartazes , recortes de imprensa, programas televisivos e imagens de arquivos particulares e estrangeiros.

Além do material recolhido na RTP, José Francisco Pinheiro e Jorge Pereirinha Pires conseguiram obter, nos arquivos nacionais franceses, as únicas imagens existentes dos Heróis do Mar a tocar ao vivo, com o som e a imagem que tinham quando surgiram.

Na pesquisa para o documentário, os autores encontraram ainda gravações muito raras dos Faíscas e inéditos dos Heróis do Mar que ficaram por divulgar depois do último álbum «Heróis do Mar IV», datado de 1988.

Nessa altura, já Pedro Ayres Magalhães estava a iniciar os Madredeus e António José de Almeida tinha saído do grupo, embora nunca tenha havido uma comunicação oficial do fim dos Heróis do Mar.

«Brava Dança», cujo orçamento contou com 50 mil euros de subsídio atribuídos pelo ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia), quase todos gastos na aquisição das imagens, foi ainda co-financiado pela RTP.

Sem comentários: